22/03/2025

Flor do Amor e a união com associações de Cannabis sativa medicinal no Brasil

Desde sua criação, em 2022, a Associação Flor do Amor tem se dedicado à luta pelo direito dos pacientes ao uso medicinal da Cannabis sativa. Fundada por um grupo de pessoas que acredita nos benefícios terapêuticos da planta, tem atuado de forma transparente, com forte embasamento jurídico e em parceria com médicos, veterinários e dentistas que estudam e defendem a prescrição. 


No entanto, o que se observa no Brasil é que, mesmo atuando no caminho da seriedade e da transparência, e buscando adequação aos parâmetros legais, as associações continuam sendo alvo de repressão policial.

A abordagem policial na Flor do Amor

No episódio da operação policial na sede da Flor do Amor, a regularidade do cultivo foi constatada pelos policiais após os esclarecimentos prestados pelos advogados da Associação, que apresentaram os documentos que amparam seu funcionamento.


O caso, que foi detalhado aqui, gerou grande preocupação na comunidade e nos acendeu o alerta para o cenário de criminalização das associações que trabalham com a Cannabis sativa medicinal.

Foto: Site G1

Ação da Polícia Federal na sede da ASCAMED


O caso da Flor do Amor não é isolado. Recentemente, a Associação Canábica Medicinal (ASCAMED), sediada no Rio Grande do Sul, foi alvo de operação da Polícia Federal. No dia 14 de março de 2025, a operação resultou na apreensão de medicamentos, plantas e óleos essenciais que seriam destinados a pacientes em tratamento, além da incineração de 422 pés e 480 mudas da planta.


A situação da ASCAMED reflete um problema estrutural que atinge diversas associações no Brasil. A operação realizada impactou diretamente os pacientes que dependem desses produtos para tratamentos de saúde, o que sinaliza a imprescindível necessidade de fortalecimento da rede jurídica que apoia organizações dessa natureza, garantindo que os advogados estejam conectados e prontos para reagir rapidamente quando isso acontece.


Felizmente, nesse episódio a ASCAMED, que possui ação cível pleiteando a regularidade de seu funcionamento desde 2023, pôde contar com a contribuição de advogados experientes no direito canábico, que se solidarizaram com a causa, prestaram auxílio e estão mobilizados para buscar medidas legais contra a repressão à associação.


A ASCAMED recebeu o apoio do deputado estadual Leonel Guterres Radde (RS), que, em fala na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização (CSSP) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, relembrou a existência do Projeto de Lei 399/2015, que se encontra parado na Câmara dos Deputados, aguardando deliberação de recurso pela Mesa Diretora da Casa, tendo ocorrido em junho de 2021 a última ação legislativa referente ao projeto. Em sua fala, o deputado também cobrou dos colegas o diálogo para que haja resolutividade na questão para evitar o “limbo entre o que é permitido em termos de legislação, que é extremamente restritivo, e a realidade das associações”.

Foto: Site ASCAMED

O caminho para a regulamentação e o fortalecimento das associações


A repressão enfrentada por associações de pacientes da Cannabis sativa evidencia a urgência da regulamentação clara e eficaz para o uso medicinal da planta no Brasil. A criminalização dessas entidades prejudica diretamente pacientes que dependem desses tratamentos para saúde, qualidade de vida e bem-estar.


O fortalecimento jurídico das associações passa por iniciativas como pedidos de habeas corpus individuais e coletivos, ações civis públicas e outras estratégias legais que garantam o direito de funcionamento dessas organizações. Além disso, é essencial a união entre as associações, criando redes de apoio entre advogados, profissionais de saúde e ativistas que possam atuar de maneira coordenada na defesa dos direitos dos pacientes.


A luta pela regulamentação é um desafio contínuo e a mobilização da sociedade e a atuação firme das associações são fundamentais para garantir que a Cannabis sativa medicinal seja acessível a quem realmente precisa, sem o risco constante da persecução policial. 


Para a Flor do Amor, retidão, transparência e união são os pilares que sustentam essa batalha por justiça e dignidade.

Conheça mais sobre a Associação ASCAMED pelo site: https://www.ascamed.org/

Texto: Time Flor do Amor

Arte: Pedro Badu
Revisão: Alexandra Joffily